ADENDO I - AO REGULAMENTO DO CAMPEONATO MINEIRO DE SALTO

A Federação Hípica de Minas Gerais informa que, durante a etapa do Campeonato Mineiro de Salto, a ser realizada entre os dias 4 e 8 de junho de 2025, será adotado protocolo oficial de controle de dopagem animal.

 

Os exames seguirão critérios técnicos e serão conduzidos por profissionais habilitados, de acordo com os padrões estabelecidos pelas entidades reguladoras da modalidade.

 

A seleção dos cavalos para amostragem poderá ocorrer por três métodos distintos:

1. Amostragem obrigatória – Poderão ser selecionados os campeões de cada categoria, bem como um cavalo de equipe campeã, a ser sorteado entre seus integrantes;

2. Controle aleatório – A qualquer momento da competição, cavalos poderão ser sorteados aleatoriamente, conforme critério acordado entre a comissão técnica e os veterinários responsáveis pelas coletas;

3. Controle por escolha – A seleção poderá ocorrer por decisão direta da comissão responsável, em casos em que haja motivos técnicos ou circunstâncias específicas que justifiquem a amostragem de determinado animal.

 

Solicitamos a todos os concorrentes e responsáveis técnicos que verifiquem, junto aos médicos veterinários dos cavalos, a eventual presença de substâncias proibidas, a fim de evitar infrações e garantir a lisura da competição.

 

A colaboração de todos é fundamental para o bom andamento do evento.

 

Federação Hípica de Minas Gerais

 

MODALIDADES

SALTO

A modalidade Salto consiste...
A modalidade Salto consiste basicamente numa prova em que o conjunto (cavalo/cavaleiro) percorre um percurso entre 8 a 12 obstáculos diferentes.

ENDURO

Palavra de origem inglesa, o Enduro...
Palavra de origem inglesa, o Enduro (Endurance) se traduz como competição longa em que a velocidade deve se adequar à resistência.

ADESTRAMENTO

O Adestramento ou Dressage, como é...
O Adestramento ou Dressage, como é conhecido internacionalmente, é uma modalidade Olímpica do Hipismo.

CCE

O Concurso Completo de Equitação...
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre.