GP Longines - 6ª etapa do Campeonato Brasileiro



O cavaleiro Francisco Musa comemorou na tarde deste domingo (16/11) uma conquista em dose dupla no Longines Rio Equestrian Festival, realizado na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.

 

O traçado estava muito exigente e, dos 25 que partiram na primeira volta, apenas dois conjuntos conseguiram transpor todos os saltos na altura máxima de 1m55 exigidos pelo desenhador internacional Helio Pessoa, sem faltas. Musa e Xindoctro e Fernando José de Assis Costa, o Bigorna, com Val D´Isere. Doze voltaram para o segundo percurso contra o relógio.

 

 

 

No dorso do cavalo Premier Xindoctro Metodo, Musa foi o único a fazer duas pistas limpas e com o tempo de 55s64 conquistou o Grande Prêmio da competição, válido pela sexta etapa Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top. Além de escrever seu nome no Troféu Perpétuo Roberto Marinho pela primeira vez, ele manteve a liderança do campeonato, ampliando a vantagem sobre o segundo colocado do ranking Artemus de Almeida/Zarisma, que perdeu quatro pontos na prova deste domingo e ficou com a prata no tempo de 48s61.

 

 

Também com quatro pontos perdidos, mas com o tempo maior (49s67), Fernando Costa/Val d'Isere terminou na terceira posição. Em quarto lugar chegou o representante de Minas Gerais, Sergio Marins, o terceiro colocado no Brasileiro, que com seu Land Peter do Feroleto, também de criação nacional, cometeu uma falta no último obstáculo da primeira volta e fez pista limpa na segunda passagem, com o tempo de 50.40. A quinta posição no podium do GP do Aniversário da SHB ficou com mais um paulista, Fabio Sarti e a ótima alazã Evian Van´t Heike, com duas faltas trazidas da primeira volta, o mesmo resultado do carioca Tiago Mesquita e seu Cathaar Z, que completaram o podium da competição

 

 

A três etapas do fim do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top, Francisco Musa chegou a 84 pontos com os 20 somados neste domingo. Artemus de Almeida, que conquistou 17 pontos, tem agora 80 na vice-liderança do ranking. A terceira colocação ainda é de Sérgio Marins, que ficou em quarto no GP e chegou a 65 pontos na classificação geral do campeonato.

 

"Todo cavaleiro, quando começa a montar, tem o sonho de ganhar um Grande Prêmio. Ainda mais este GP do Troféu Roberto Marinho, que é um dos mais importantes do hipismo nacional. Estou muito feliz por escrever o meu nome nele", disse o campeão Francisco Musa, que comemorou bastante a pequena vantagem que abriu sobre Artemus de Almeida no campeonato - antes da prova, apenas um ponto separava os dois, agora são quatro.

 

"O campeonato está muito disputado e acredito que será assim até o final, uma briga ponto a ponto pelo título", completou Musa.

 

Dos 25 conjuntos que foram à pista para a primeira passagem com obstáculos a 1.55m, 12 classificaram-se para a segunda volta, sendo que apenas dois fizeram pistas limpas - além de Musa, Fernando Costa também não cometeu penalidades na primeira passagem. Para o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Luiz Roberto Giugni, a principal prova da primeira semana do Longines Rio Equestrian Festival apresentou um nível muito alto e exigiu muita precisão dos cavaleiros.

 

"O nível da prova estava extremamente elevado, comparado a provas de três estrelas que são realizadas na Europa. E o Musa foi espetacular. É sempre muito bom a gente poder observar os melhores cavaleiros do país em ação e em um nível tão alto", destaca Luiz Roberto Giugni.

 

O Longines Rio Equestrian Festival segue para a sua segunda semana e será disputado entre 19 e 23 de novembro, com a realização da sétima etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top no sábado, dia 22.

 

Resultado GP Longines - 6ª etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP

 

1º) Franciso Musa/ Premier Xindoctro Metodo - 0/0 - 55s64

2º) Artemus de Almeida/Zarisma - 4/0 - 48s61

3º) Fernando Costa/Val d'Isere - 0/4 - 49s67

 

Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP - após seis etapas

 

1º) Francisco Musa - 84 pontos

2º) Artemus de Almeida - 80 pontos

3º) Sérgio Marins - 65 pontos

 

Próximas etapas do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP

 

19 a 23/11 - Longines Rio Equestrian Festival - 2ª semana - 7ª etapa

28 a 30/11 - Classic Horse Show - SHP - 8ª etapa

12 a 14/12 - TOP Riders - SHP - 9ª etapa

MODALIDADES

SALTO

A modalidade Salto consiste...
A modalidade Salto consiste basicamente numa prova em que o conjunto (cavalo/cavaleiro) percorre um percurso entre 8 a 12 obstáculos diferentes.

ENDURO

Palavra de origem inglesa, o Enduro...
Palavra de origem inglesa, o Enduro (Endurance) se traduz como competição longa em que a velocidade deve se adequar à resistência.

ADESTRAMENTO

O Adestramento ou Dressage, como é...
O Adestramento ou Dressage, como é conhecido internacionalmente, é uma modalidade Olímpica do Hipismo.

CCE

O Concurso Completo de Equitação...
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre.