Cavaleiroi e eliminado da última passagem por ter desrespeitado nova regra da FEI



cavaleiro olímpico brasileiro, Carlos Mota Ribas, o Kaka, venceu neste sábado (28) a prova de 6 barras no CSIW Mechelen, na Bélgica, saltando 2,05m, com seu novo cavalo Pelvin Z. Com uma apresentação que levantou a arquibancada, Kaka se empolgou na comemoração e jogou o capacete para o alto ao final da prova, em agradecimento ao público.

 

No entanto, uma nova regra da FEI (Federação Equestre Internacional) não permite mais que o capacete seja retirado enquanto o cavaleiro estiver montado e o brasileiro acabou sendo eliminado da sua última passagem, terminando em quarto lugar.

 

A prova começou com 15 conjuntos e Kaka prosseguiu até a final, quando apenas quatro cavaleiros foram ao desempate. Foi a primeira prova de barras que Pelvin Z saltou. O cavalo, de 9 anos, nunca havia saltado tão alto e surpreendeu a todos.

 

Kaka foi o último a entrar na passagem final e sabia que se zerasse o percurso seria o campeão, já que os três primeiros cometeram faltas. E foi o que aconteceu. Incentivado pelo público, que gosta muito de hipismo e interage o tempo todo, o brasileiro fez uma grande apresentação e venceu. Ao comemorar, retirou o capacete e jogou para o alto e, neste domingo (29), acabou punido.

 

"Essa nova regra da FEI vai entrar oficialmente em vigor dia 1º de janeiro, mas eu não sabia que já estaria valendo. Sei que a preocupação é com a segurança e a cada ano novas regras são criadas. Mas é algo que 99% dos competidores fazem quando o público incentiva e interage, como forma de agradecimento. Quando joguei o capacete, o público veio abaixo. Apesar da punição, não me arrependo por ter feito isso. Com certeza, o público fez a diferença na prova e saltou junto comigo e eu queria dividir a vitória com eles", explicou Kaka, que fez parte da equipe olímpica brasileira, que saltou nas Olímpiadas de Londres.

 

Kaka encerrou a prova em quarto lugar e os outros três competidores (Alex Duffy/IRL, Karline de Brabander/BEL e Rob de Brujin/HOL) dividiram a vitória. "O Pelvin Z está comigo há apenas três semanas, mas sinto que é um cavalo que ainda vai dar muitas alegrias ao Brasil", finalizou Kaka.

 

Confira os resultados completos da prova em Mechelen: AQUI.

MODALIDADES

SALTO

A modalidade Salto consiste...
A modalidade Salto consiste basicamente numa prova em que o conjunto (cavalo/cavaleiro) percorre um percurso entre 8 a 12 obstáculos diferentes.

ENDURO

Palavra de origem inglesa, o Enduro...
Palavra de origem inglesa, o Enduro (Endurance) se traduz como competição longa em que a velocidade deve se adequar à resistência.

ADESTRAMENTO

O Adestramento ou Dressage, como é...
O Adestramento ou Dressage, como é conhecido internacionalmente, é uma modalidade Olímpica do Hipismo.

CCE

O Concurso Completo de Equitação...
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre.