Grande Prêmio Oi



Na Sociedade Hípica Brasileira (RJ), Mario Francisco Cia Junior fatura Grande Prêmio Oi na segunda etapa do Circuito OI Brasil Horse Show

PFDP com fonte Oi BHS; foto home: Raphael Macek

Na tarde deste domingo, 28/07, brilhou a estrela do cavaleiro paulista Mario Francisco Cia Junior, de 24 anos, e foi dele a fantástica vitória no Grande Prêmio Oi, que encerrou a segunda etapa do Oi BHS, na Sociedade Hípica Brasileira.

 

Montando o craque Botupharma Willem, Marinho como é conhecido, fechou com apenas dois pontos perdidos por excesso de tempo, um em cada volta, e com 61s08 faturou o troféu e R$ 30 mil de prêmio em espécie.

 "Eu já vinha tendo algumas classificações no Oi Brasil Horse Show, mas foi a primeira vez que venci. Sem dúvida um dia muito especial e eu queria dedicar esta vitória aos meus pais e avós, que sempre me acompanham. Agora é continuar treinando e evoluir sempre", contou Mario que começou a montar aos sete anos e está com Botupharma Willem há seis.

 

O conjunto olímpico José Roberto Reynoso Filho e Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica fez o tempo mais rápido da segunda volta, 44s77 com zero pontos, mas com uma falta na primeira passagem ficou em segundo lugar. Deixando na terceira colocação Thiago Rhavy, com Manege Cabral Rhea Climber, também com uma falta na primeira volta, e 47s27 na segunda passagem.

 

Com esse resultado, José Roberto Reynoso segue líder do ranking da Big Tour do Oi Brasil Horse Show, com 62 pontos. Francisco Musa é o segundo, com 49, e Stephan Barcha o terceiro, com 39 pontos.

 

"Graças a Deus consegui um 1º e um 2º lugar aqui e, sem dúvida, é muito bom ser líder nesse circuito que tem um bom prêmio na final e a cada etapa. Agora vou trabalhar para ter um bom resultado na final, em Campinas", contou Zé Roberto.

 

Yuri Mansur Guerios e QH Zamillus, da Federação Paulista de Hipismo, conquistaram a quarta colocação, com uma falta da primeira volta, em 47s27. Vitor Alves Teixeira e Sergio Marins, com 5 e 8 pontos respectivamente, completaram o placar.

 

Vitor Alves Teixeira, montando Uchin Império Egípcio, foi o único a zerar a primeira volta e conquistou o direito de entrar por último na volta final. Podia cometer um ponto perdido (pp) por excesso de tempo e, mesmo assim, venceria a prova. No entanto, além do 1 pp, também assinalou uma falta, terminando o GP com 5 pp.

 

O GP Oi também foi válido pela terceira etapa do Ranking de Salto Sênior da Confederação Brasileira de Hipismo. O cavaleiro paulista Yuri Mansur segue como o líder da disputa com 44 pontos. O mineiro Sérgio Henriques Marins é o segundo com 39 pontos e tem José Roberto Reynoso na cola, com 38.

 

GP Oi – 2ª etapa

 

1º Mario Francisco Cia Junior / Otupharma Willem – FPH – 1/1 – 61s080

2º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Maestro St Lois Sanol Dog Protécnica – FPH – 4/0 – 76s660

3º Thiago Rhavy de Sáe Silva / Manege Cabral Rhea Climber – FHBr – 4/2 – 44s770

4º Yuri Mansur Guerios / QH Zamillus – FPH – 4/0 – 47s270

5º Vitor Alves Teixeira / Uchin Império Egípcio – FPH – 0/5 – 59s640

6º Sergio Henrique Neves Marins / Top Team Land Peter do Feroleto – 4/4 – 45s450

 

Veja aqui o placar.

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

27/7 - O sol resolveu aparecer para abrilhantar a primeira prova do segundo dia de Oi BHS. A manhã começou com cavaleiros e amazonas amadores e jovens talentos da categoria Children saltando os obstáculos de Hélio Pessoa, na prova AD Life Style a 1.20 m.

 

Vittorio Burger em destaque na lente de Raphael Macek

 

 

Já se acostumando ao 1º lugar dos pódios, Vittorio Burger, bicampeão brasileiro mirim 2012/2013, levou Cheeze Z à vitória sem faltas em 59s12.

 

"Eu estou feliz com a vitória mas acho que poderia ter montando melhor. Dei uma errada no final que me deixou chateado, mas meu cavalo conseguiu mostrar a qualidade dele e vencemos", declarou Vittorio, que confirmou a liderança e vem com tudo rumo ao bicampeonato do circuito.

 

O 2º lugar ficou para a catarinense Amanda do Nascimento Teixeira Santos com Romanze JMen, pista limpa, 59s13. Em 3º lugar chegou novamente Vittorio em cima de Caldino, sem faltas, 63s55.

 

Entre os amadores, quem levou a melhor foi o carioca Bernardo Diehl Carvalho com Chacira, pista limpa, 55s770.

 

"Estou há menos de quatro meses com esta égua. Foi a primeira prova que eu consegui ir para a disputa e conseguimos vencer. Sinal que vem mais coisa boa por aí", comemorou Bernardo.

 

A paulista Julia Parente, campeã brasileira amazonas 2013, comemorou o 2º posto, sem faltas, 56s190. Em 3º lugar, Michelle Rein com Catija ET Z que zerou em 58s330.

 

Resultado

 

Children | Prova AD Life Style

 

1º Vittorio Burger / Cheeze Z – FEERJ – 0/59s12

2º Amanda do Nascimento Teixeira Santos / Romanze JMen – FCH – 0/59s13

3º Vittorio Burger / Caldino – FEERJ – 0/63s55

4º João Pedro Backheuser / Scott – FEERJ – 4/61s21

5º Patrícia Watt / Latina 132 – 4/64s28

6º Thiago Bento Cabral / Athanazius – FEERJ – 8/67s46

 

Amador – Prova AD Life Style

 

1º Bernardo Diehl Carvalho / Chacira – FEERJ – 0/55s770

2º Julia Parente / Utah – FPH – 0/56s190

3º Michelle Rein / Catija ET Z – FPH – 0/58s330

4º Carlos Felipe de Souza Leão / Pavarotti – FHBA – 0/60s980

5º Daniel Almeida Gomes da Rocha / SL Stiver – FPH – 0/61s250

6º Guilherme Favilla / Romancera JMen – FPH – 0/61s500

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 

MODALIDADES

SALTO

A modalidade Salto consiste...
A modalidade Salto consiste basicamente numa prova em que o conjunto (cavalo/cavaleiro) percorre um percurso entre 8 a 12 obstáculos diferentes.

ENDURO

Palavra de origem inglesa, o Enduro...
Palavra de origem inglesa, o Enduro (Endurance) se traduz como competição longa em que a velocidade deve se adequar à resistência.

ADESTRAMENTO

O Adestramento ou Dressage, como é...
O Adestramento ou Dressage, como é conhecido internacionalmente, é uma modalidade Olímpica do Hipismo.

CCE

O Concurso Completo de Equitação...
O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre.