Cavalos Novos 2013

SELETIVAS DO

CAMPEONATO MUNDIAL DE CAVALOS NOVOS 2013

Numa ação conjunta entre a ABCCH e a CBH, as Seletivas da ABCCH ao Campeonato Mundial de Cavalos Novos 2013, a se realizar em Lanaken, Bélgica, entre os dias 19 e 22 de setembro de 2013, determinarão seis (06) conjuntos, dois (02) em cada uma (01) das três categorias (5, 6 e 7 anos), que terão os custos de frete dos equinos e deslocamento dos cavaleiros cobertos por projeto pré-aprovado através da inciativa das duas Entidades, junto ao Ministério do Esporte, para representar o Stud Book do Cavalo Brasileiro de Hipismo, no FEI World Breeding Jumping Championships for Young Horses.

Regulamento

A SELETIVA ao Campeonato Mundial de Cavalos Novos será disputada em seis (06) Etapas Qualificatórias e uma (01) Etapa Final.

Está previsto o descarte dos resultados de duas (02) etapas. No caso de cancelamento de uma (01) ou mais etapas do circuito, o número de etapas que devem ser descartadas deverá cair de duas (02) para uma (01).

Circuito das Etapas Seletivas

1ª etapa – CSN Torneio de Verão 27/02 a 03/03

2ª etapa – CSN Ribeirão Preto 19 a 21/04

3ª etapa – CSN Cidade de Curitiba 25 a 28/04

4ª etapa – CSN The Best Jump 01 a 05/05

5ª etapa – CSN Derby CHSA 16 a 19/05

6ª etapa – CSN Copa São Paulo 12 a 16/06

FINAL - CSN VIII Festival BH 01 a 04/08 (reservada aos 30 melhores cavalos BHs selecionados após a disputa das Etapas qualificatórias pelo sistema de pontos corridos)

Contagem

Visando contemplar os melhores conjuntos do processo, para o ano de 2013 a contagem para determinação dos conjuntos selecionados se dará da seguinte forma:

Pontos Corridos - 06 vagas (campeão e vice das categorias 5, 6 e 7 anos)

Serão detentores das vagas os dois (02) melhores conjuntos em cada uma das categorias, 5, 6 e 7 anos, ao final das sete (07) etapas, que somarem o maior número de pontos atribuídos em cada uma (01) das etapas, através do uso da tabela da Copa do Mundo, somados os pontos conquistados em cada uma das duas (02) provas de cada etapa.

O circuito de sete (07) etapas será composto de seis (06) etapas qualificatórias e uma (01) etapa final de participação obrigatória aos 30 melhores cavalos BHs selecionados nas etapas qualificatórias), descartadas as duas (02) etapas de pior resultado, entre as seis (06) etapas qualificatórias.

É importante ressaltar-se que para todas as categorias está previsto um desempate para a igualdade de penalidades para determinação do primeiro lugar, após a realização da 2a prova. Para efeito de premiação em espécie da etapa nessas categorias, vale o resultado do desempate, que no caso da categoria 05 anos é disputado ao tempo ideal (oculto). No que se refere à pontuação da etapa, são computados os pontos da primeira prova conforme classificação pela tabela da copa do mundo, somados aos pontos da 2a. prova igualmente calculados, sem quaisquer bonificações advindas da classificação no eventual desempate da etapa.

Obs.: Os conjuntos empatados em qualquer posição receberão a pontuação integral relativa à mesma, porém os animais nas classificações secundárias receberão os pontos relativos à posição efetivamente ocupadas, ou seja, “n+1”, onde “n” é o número de cavalos empatados em qualquer posição.

Etapa Final Bonificada (participação obrigatória aos 30 melhores

Cavalos BHs das etapas qualificatórias)

Reservada aos 30 melhores cavalos BHs de cada categoria, descartadas as duas (02) etapas com pior resultado, a Etapa Final será disputada em três (03) dias com as mesmas características das provas disputadas nas etapas qualificatórias.

Igualmente para essa etapa será utilizada a tabela da Copa do Mundo para pontuação das três (03) provas, porém haverá uma bonificação de 30% na pontuação obtida.

Determinação dos Campeões e Vice-campeões

Os pontos conquistados pelos 30 melhores cavalos BHs na Etapa Final bonificada serão somados aos pontos conquistados nas Etapas Qualificatórias, descartados os dois piores resultados, para a determinação dos dois (02) melhores classificados de cada uma das categorias, 05, 06 e 07 anos.

Na eventualidade de igualdade de pontos para o primeiro e segundo lugares da Contagem Final nas diversas categorias, será disputado um desempate ao cronômetro para a determinação de Campeão e Vice das categorias.

IMPORTANTE: O cavaleiro membro do quadro social da ABCCH, inscrito na categoria “Sócio Atleta”, fará jus a premiação acima em dobro.

Obs.: Nas etapas qualificatórias onde houver a coincidência de organização de uma Etapa da Copa BH, a disputa da etapa seletiva se dará no sistema de handcap e a premiação será única para ambas as disputas.

Final

Será outorgado a cada um dos seis (06) detentores das vagas destinadas aos cavalos da raça Brasileiro de Hipismo, frete aéreo (ida e volta) do equino, passagem aérea (ida e volta) do cavaleiro e estabulação do equino em local determinado pela ABCCH.

Obs.: Essa premiação somente será devida caso cavaleiro e proprietário, solidariamente, concordem com o Termo de Responsabilidade e Conduta a ser apresentado no tempo devido.

Tabela da Copa do Mundo

Participação

As provas reservadas a Cavalos Novos estão, de acordo com a regulamentação pertinente, abertas a cavaleiros/amazonas das categorias Júnior (> 16 anos) e Sênior.

Os responsáveis pelos animais deverão apresentar o certificado de registro genealógico, necessariamente emitido pela ABCCH, à secretaria do evento, para comprovação da idade hípica de seus animais, conforme tabela abaixo:

Cavalos 05 anos

Animais nascidos entre 01/08/2007 e 31/07/2008

Cavalos 06 anos

Animais nascidos entre 01/08/2006 e 31/07/2007

Cavalos 07 anos

Animais nascidos entre 01/08/2005 e 31/07/2006

È importante ser observado que a tabela acima contempla as eventuais carências concedidas pela World Breeding Federation for Sport Horses (WBFSH) e Federation Equestre Internationale (FEI).

Considerações

Além de cavalos da raça Brasileiro de Hipismo nascidos em território nacional, poderão participar das provas de cada etapa do Circuito Seletivo (inclusive da premiação em espécie da etapa) em suas respectivas categorias, animais importados através de parecer de importação expedido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH).

Importante ressaltar que os animais importados pela ABCCH, terão sua participação assegurada nas diversas etapas, porém não somarão pontos para a disputa da etapa final, onde somente animais BHs nascidos no Brasil estarão aptos a disputar as vagas para participação no Campeonato Mundial de Cavalos Novos 2013, conforme determinação da World Breeding Federation for Sport Horses.

Quaisquer dúvidas ou omissões que possam surgir nesse regulamento serão decididas pela Comissão Técnica da ABCCH.

A Diretoria ABCCH.