International Riding & Dressage Meeting Coudelaria Ilha Verde 2013

Entre 17 e 19 de maio, a Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP), será palco de um evento que promete ficar na história no segmento de cavalos no Brasil. Promovido pelo criador Victor Oliva em comemoração aos vinte anos dedicados a criação do Puro Sangue Lusitano, o International Riding & Dressage Meeting Coudelaria Ilha Verde 2013 será um misto de negócios, esporte, lazer, entretenimento e aprendizado.

Seletivas para os Jogos Equestres e Paraequestres Mundiais da Normandia 2014, Concurso de Dressage Internacional para amazonas e cavaleiros das categorias Young Riders e Juniores, disputas acirradas pela liderança na Copa ABPSL de Equitação de Trabalho, Fórum de Adestramento com palestras ministradas por juízes olímpicos e o tradicional Leilão Internacional Luso-Brasileiro são as atrações programadas para o inédito International Riding & Dressage Meeting Coudelaria Ilha Verde 2013 que atrairá para a Coudelaria Ilha Verde, criadores, proprietários, cavaleiros e personalidades do Brasil e do exterior.

As competições de Adestramento Clássico, que vão reunir os melhores conjuntos em atuação no Brasil, além de convidados estrangeiros, acontecem pela primeira vez no País fora de uma hípica, e contam com chancela da Federação Equestre Internacional (FEI), Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista de Hipismo (FPH).

Victor Oliva promove entre 17 e 19 de maio o International Riding & Dressage Meeting Coudelaria Ilha Verde 2013, misto de negócios, esporte e entretenimento.(foto de Julia Entscher/Divulgação)

As pistas de competição serão abertas oficialmente às 9h da sexta-feira 17 de maio, com provas para Cavalos Novos (4, 5 e 6 anos). Na sequencia, se realizam os Concursos de Dressage Internacional (CDIs). No CDI3*, os melhores conjuntos da atualidade estarão em busca de vaga na equipe que representará o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, França, em 2014. Também entram em pista com o mesmo objetivo os atletas do Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*). Instituídos em 2012, os CDIs para as categorias Young Riders e Juniores (CDI YR/JR) também terão disputas no evento.

Ao longo do dia, o Adestramento será tema de um inédito Fórum, gratuito, com quatro palestras ministradas pelos juízes internacionais Mariette Whitages, Gary Rockell, Raphael Saleh e Carlos Lopes. Na pauta, os temas: “A história da Dressage”, “O ponto de vista do juiz sobre as Olimpíadas de 2008 e de 2012”, “Os novos desafios do julgamento” e “O cavalo Lusitano na Dressage”. Ainda na sexta-feira, equipes de vários haras disputam as provas de Ensino e Maneabilidade da II etapa da Copa ABPSL de Equitação de Trabalho.

No sábado 18, provas de Adestramento movimentam o período da manhã. À tarde, todas as atenções estarão voltadas para o Leilão Internacional Luso-Brasileiro, este ano em 15ª edição, que disponibilizará para o mercado desde potros a reprodutores e matrizes, e em especial cavalos atletas, treinados para Adestramento, Equitação de Trabalho, Atrelagem e iniciação ao Salto. A noite termina com a adrenalina pura da prova de Velocidade da Equitação de Trabalho.

No domingo 19, encerrando as atrações do International Riding & Dressage Meeting Coudelaria Ilha Verde 2013, duas atrações especiais: o balé do Freestyle – prova de Adestramento com coreografia e música –, e a Prova da Vaca da Equitação de Trabalho, onde todos os membros de uma mesma equipe apartam um bezerro no curral.